Desde que o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo, a Fundação Gil Eannes, tem tido como objectivo transformar o Gil Eannes num espaço museológico, contribuindo deste modo para o desenvolvimento cultural, turistico e científico especialmente em áreas relacionadas com o mar.
Fundação Gil Eannes contou com o apoio da Associação de Radioamadores do Alto Minho (ARAM) para o restauro do antigo camarote de Ajudante de Maquinistas.
Este local serve de sede da ARAM que tem como função promover actividades ligadas ao radioamadorismo e sua divulgação, quer pela operação da estação de rádio com o indicativo da Associação CS1AAM ou o indicativo especial do Navio Hospital Gil Eannes CQ7GIL, quer pela formação de novos radioamadores e sua especialização na área.
Desde o dia 10 de Abril de 2010, o espaço ficou a funcionar como sede e também como local de visita já que integra o percurso de visita do navio museu.
A Associação de Radiomadores do Alto Minho foi fundada em 26 de Outubro de 1992, para mais informações sobre a actividade desta Associação pode consultar:
http://aram.no.sapo.pt
http://radioamadores-alto-minho.ning.com